segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Canja de Frango e Legumes


Aqui em casa a gripe andou se instalando, e uma sopinha vai muito bem para aquecer e fortalecer os ânimos, além de começar a segunda-feira light.
Costumo colocar um pouquinho de pimenta do reino, nóz moscada e cheiro verde, dessa vez não coloquei porque era pra ficar uma sopinha meio de doente mesmo. Rende 6 pratos.

Ingredientes

5 filezinhos de peito de frango bem picadinhos
1/2 cebola picadinha
3 dentes de álho picado
1 cenoura média picada
2 batatas médias picadas
1 xícara de arroz
1 colher de azeite de oliva
sal a gosto

Preparo

Numa panela grande esquente o azeite, coloque o frango, sal e doure. Junte a cebola, o álho e mexa.
Vá acrescentando água quente aos poucos, depois o arroz, a cenoura e a batata.
Quando estiver tudo macio, desligue e sirva.

domingo, 29 de agosto de 2010

Gelado de Chocolate


No supermercado comprando cerveja, meu marido passou pela prateleira de sobremesas e trouxe gelatinas, mousses e flans, já que não sou chegada em sobremesas, muito menos preparar. Então fizemos gelatina e também um mousse de chocolate, além de facinho, não é que ficou bonzinho! Rendeu 5 tacinhas individuais de sobremesa.

Ingredientes

1 caixinha de mousse de chocolate Dr. Oetker
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite
1 colher de margarina
1/2 xícara de achocolatado
1 colher de açúcar
raspas de chocolate

Preparo

Siga as instruções da embalagem do mousse, distribua nas tacinhas e leve para gelar.
Enquanto isso numa panela, coloque a margarina, o achocolatado, o leite, o leite condensado e mexa em fogo médio até engrossar. Espere esfriar um pouco e coloque nas tacinhas por cima do mousse. Salpique raspas de chocolate e gele mais um pouco.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pizza no Pão Sírio



Adooooro pizza, e a melhor pizza que já comi na vida, graças a Deus é da minha cidade, da Pizzaria Jhonny Chico´s, outro dia posto aqui fotos da queridinha, mas isso é para outro dia... Em casa, quando não compramos a pizza do Jhonny, compramos uma massa pronta e carregamos como queremos, ou fazemos com essa massinha, que na verdade nada mais é do que o "pão sírio" que compramos no supermercado, esse é integral, colocamos queijo, o que der na telha e levamos para dourar. Simples assim, crocante, gostosa, do tamanho da fome, e nem precisa de receita!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Julie e Julia



Ontem a noite eu e o Marco fomos dar a caminhada de costume, quando falei que podíamos passar na locadora. Lembrei que nessas minhas andanças em blogs alheios alguém indicou o filme Julie & Julia. Mostrei para o marido e ele topou assistirmos.
Em Julie e Julia temos a atriz Meryl Streep no papel de Julia Child, que vai morar na França, se apaixona pela culinária e resolve escrever um livro de receitas traduzido para às donas de casa americanas.
Já Amy Adams no papel de Julie Powel leva uma vida meio entediante e resolve criar um blog, se comprometendo em preparar as 524 receitas do livro de Julia, em sua minúscula cozinha.
Ambas, em épocas diferentes, em meio as deliciosas e atrapalhadas receitas, descobrem a paixão pela culinária.
O filme é baseado em fatos reais, é gostoso, tranquilo e muito divertido, para quem curte uma cozinha vai adorar, são receitas e mais receitas para se deliciar e empolgar.

Espaguete com Atum e Ovos

Adoro atum e fazia tempo que não preparava, hoje para o almoço resolvi fazer, é muito rápido e saboroso.
Certinho para 2 pessoas!

Ingredientes

250g de espaguete
1 lata de atum
3 ovos
1 cebola pequena
2 dentes de álho
1 tomate
1 colher de catchup
palmito a gosto picado
azeite
sal a gosto

Preparo

Cozinhe os ovos e reserve.
Numa panela com água e sal cozinhe o espaquete.
Coloque o álho e a cebola no liquidificador e bata, depois leve para refogar com um pouquinho de azeite na panela. Coloque o tomate no liquidificador, bata e depois junte a panela. Acrescente o atum, mexa e deixe refogando. Acrescente o catchup e o palmito. Descasque os ovos, pique e junte ao refogado. Corrija o sal e sirva.

Fígado Acebolado




Sabe quando você vê algo no super mercado e bate aquela vontade súbita de comer? Então, meu marido no super mercado ontem a noite viu fígado de boi, hehe, isso mesmo, e trouxe pra casa já querendo fazer. E eu deixei né, as vezes não se pode contrariar. Aiaix, esse homem acaba com qualquer dieta nossa!!
E foi assim rapidinho, com o arroz que sobrou do almoço que devoramos tudo.

Ingredientes

500g de fígado de boi
2 cebolas fatiadas
azeite de oliva
sal a gosto

Preparo

Aqueça um pouco de azeite numa frigideira, tempere os bifes de fígado com sal e doure bem de cada lado, reserve. Na mesma frigideira doure bem as cebolas, depois junte o fígado e sirva.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Kibe do Rico





Domingo passado fomos na casa de um casal de amigos, Nani e Rafa, lá estavam Rico e esposa. O Rico fez uma bacia gigante de kibe na hora, comemos cru e frito. Meu marido adora kibe cru e como de costume, quis levar uma parte do que sobrou pra casa. Em casa separei em rolinhos e congelei.
Hoje cedo tirei do congelador e logo ficou pronto para consumir. Deixei uma porção crua para o maridão comer com pão sírio e os meus fritei para comer com arroz e salada.
Essa receita não é minha, é do Rico, então não sei exatamente a quantidade de porções que rende, mas garanto que rende muito, e é muito gostoso!

Ingredientes

2 kg de carne moída(preferência patinho)
2 kg de trigo para kibe(ele usou Juréia)
2 pacotes de hortelã fresco
4 cebolas
Azeite de oliva para dar liga(quase 1 vidro)
Sal a gosto

Preparo

Numa bacia grande, deixar o trigo de molho com aproximadamente 3 litros de água por 2horas.
Quando o trigo estiver macio, escorra e esprema bem para eliminar a água.
Passe os temperos no liquidificador ou pique bem e junte a carne moída e ao trigo, misturando e amassando  bem até que fique homogêneo.
Pode servir cru com pão sírio, assado, frito...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bolo de Cenoura



Não sou muito de sobremesas e sou péssima para assar bolos, mas de vez em quando surge uma vontade de um bolinho. Peguei uma receitinha no Rainhas do Lar, modifiquei um pouco com meu trigo integral e açúcar mascavo e deu no que deu. Esperava mais desse bolo, apesar do sabor ter ficado muito bom, ele não cresceu como imaginei ficando meio, como se diiiiiz... embatumado?! A cobertura é receita antiga da minha mãe, é demorada mas vale a pena, é magnífica.

Massa

Ingredientes

4 cenouras médias descascadas e picadas
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de açúcar
1 xícara de açúcar mascavo
4 ovos
1 xícara de óleo de canola
1 colher de sopa de fermento

Preparo

Bater no liquidificador as cenouras, os ovos e o óleo. Juntar aos ingredientes secos num outro recipiente e envolver bem.
Untar e enfarinhar uma forma e colocar a massa. Levar em forno pré aquecido em 200º por uns 40 minutos.

Cobertura

Ingredientes

1 l de leite
6 colheres de achocolatado
1 colher de margarina sem sal
2 colheres de açúcar
raspas de chocolate amargo

Preparo

O creme é demorado, junte todos os ingredientes na panela e deixe ferver até engrossar.
Cubra o bolo e sirva.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Torta de Legumes

Há dias com vontade de comer abobrinha, fui atrás de uma receita que me fizesse a cabeça... Achei num site que adoro passear, Rainhas do Lar. Com todos os ingredientes em casa, hoje resolvi fazer para o almoço. Fiz a receita como manda, coloquei também aveia, mas para o meu gosto achei um pouco gordurosa, da próxima vez farei com menos manteiga, mesmo assim ficou deliciosa, o marido aprovou! Se quiser pode colocar outros legumes como brócolis, beringela... Fiz um arrozinho branco com peito de frango torradinho para acompanhar. Isso tudo serve 4 pessoas.




Ingredientes

domingo, 8 de agosto de 2010

Torta de Batata com Frango e Bacon

Essa torta é a preferida de toda a família, aliás, é a torta preferida de todos que experimentam! Que eu me lembre minha mãe achou essa receita num livro há muuuuito tempo atrás, adaptou ao seu gosto, tanto fez que eu e minha irmã aprendemos e viemos fazendo até hoje e sempre. Já procurei muito por aí uma receita que se assemelha a essa, mas nunca achei, as pessoas se espantam e acham que precisa cozinhar a batata antes, mas não, os ingredientes vão todos crus mesmo. Vale muito a pena tentar fazer, enquanto vai cozinhando, o perfume que surge faz a fome aparecer na hora, e o sabor... sensacional, até hoje não conseguimos ficar enjoadas. Hoje no Dia dos Pais, foi minha mana quem fez a torta na casa dela, o pai matou a vontade. Fez a torta acompanhada de arroz integral com brócolis e adivinhem... maionese de batatas! Não é incrível? Uma torta de batatas acompanhada de mais batatas, hehe, é que amamos batatas!! Serviu 4 pessoas e sobrou um pouco de batata. Parabéns aos papais!

Ingredientes

Costela e Fraldinha de Forno

Ontem a noite o jantar foi na casa da mãe, ela fez uma costela e uma fraldinha de forno acompanhada de maionese de batatas, arroz e fritas. (ôhh povo que adora uma batata)Antes teve um queijo coalho na chapa para petiscar com cerveja. Humm, especial como só a mãe da gente sabe fazer. A comilhança serviu muito bem 6 pessoas e sobrou.

Ingredientes

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Creme no Pão

Aqui em Brusque faz muito frio e eu já não aguento mais, o sol me faz falta...
Bom, o jeito é apelar para um filminho em casa, um vinho, uma sopinha...é isso aí!!
Mas véspera de feriado pede um prato mais especial, por isso minha irmã Cati teve idéia de fazer o tal Creme no Pão. Ela encomendou os pães e preparou um creme e eu ainda tinha aipim em casa e fiz um creme com ele. Sim porque para pôr dentro do pão, tem que ser uma sopa mais cremosa ou então pode vazar. Fizemos para 8 pessoas, aliás as de costume, hehe.

Ingredientes

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nega Maluca de Microondas

Ontem a noite eu e o Marco estávamos em casa curtindo o frio e a preguiça, quando me bateu a vontade de comer bolo de chocolate, não tinha ovos mas fomos comprar. Essas vontades...
Essa receita veio de uma amiga da minha irmã, que vende os maravilhosos Tupperware.
Pra quem adooooooooooora bolo de chocolate macio, fofo, delicioso e rápido ou tem vontades súbitas(como eu) de comer bolo, essa receita é infalível, fica deliciosa sempre! E pode ser feita com açúcar e trigo comuns, eu adaptei com mascavo e aveia para ficar mais saudável e nutritiva, aah e fica boa da mesma maneira.

Ingredientes

domingo, 1 de agosto de 2010

Comida Alemã

Na cidade da festa nacional do marreco, nós como bons descendentes de alemães não poderíamos deixar de gostar dessa ave, e de todos os acompanhamentos dela...
Assamos 2 marrecos para 7 pessoas e fizemos purê de batatas, repolho roxo refogado e macarrão caseiro como acompanhamento. Minha mãe trouxe para sobremesa um pudim Banho Maria, que é a preferência masculina entre os homens da família, mas o danado tava tão bom que foi devorado antes que eu conseguisse fazer uma foto dele...

Ingredientes